quinta-feira, 31 de março de 2011

Desfaça a Mala - Disponibilidade ao Espírito Santo


Desfaça a Mala: - Deus te pede!
 Há textos em que a Bíblia nos diz de forma imperativa "não vos embriagueis" (com o vinho em que há contenda) e "transformai-vos" (pela renovação de vossas mentes); mas há textos passivos, por exemplo: "deixai-vos encher com o Espírito Santo" (Ef. 5:18, versão King James).
As mudanças das quais necessitamos são enraizadas em nosso caráter por meio do Espírito Santo, basta estarmos disponíveis.
Nunca me esqueço de um exemplo que uma vez ouvi sobre o estar disponível.
Estar disponível é como encontrar espaço dentro de uma mala cheia de coisas necessárias para uma viagem,  por exemplo. Ou seja, a mala é nosso cérebro e as coisas da viagem, toda nossa mente e forma de pensar. Quando Deus deseja fazer algo novo em nós, precisamos ter espaço para que isso aconteça.
Pois bem, o “transformai-vos pela renovação de nossa mente” é, de fato, algo que exige nosso empenho e esforço a fim de meditarmos e assimilarmos a Palavra, contudo, toda a transformação em nossas vidas é obra do Espírito Santo:
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Fl 2:13
Quando somos guiados pelo Espírito, ouvimos a voz dEle, iremos direto ao ponto em que o Espírito Santo sabe que é necessária uma mudança. Veja:
(Is 58: 11 e 12)
“E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.” 

Nos expomos à Palavra e passamos tempo e tempo assimilando-a, deixando com que ela faça parte de nós mesmos. O que ela diz, torna-se sua própria maneira de pensar.
Você e a Palavra, uma só pessoa, uma só maneira de ser e pensar.
Por outro lado, somos cheios do Espírito Santo simplesmente falando em outras línguas, cantando salmos e hinos espirituais, fugindo de contendas e, simplesmente, estando disponível ao trabalhar do Espírito Santo.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas deivai-vos encher pelo Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” (Ef. 5: 17-21)
“Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

Isso nos faz descansar!
Minha oração por você hoje é para que o Espírito Santo encontre disponibilidade em sua vida. Lembre-se: todos necessitamos desfazer a mala para ganharmos novo conteúdo.

Um grande abraço,
Thais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário