terça-feira, 29 de março de 2011

Por trás das grades, tanta coisa ...

Preso pela culpa,
liberto pela graça ...




Quem não se lembra daquela frase de um famoso filme de terror: "Eu sei o que você fez no verão passado"?
Eu sei. Você tá rindo, não é?! (eu também)
Contudo, nem sempre pude sorrir.






Cresci em um lar cristão, frequentei a igreja, li e estudei a Bíblia, provei do amor de Deus e, me afastei quando fiquei mais velha. Meu período de faculdade tinha tudo para ser uma grande benção do Pai, Deus me abriu as portas que eu precisava com uma bolsa de estudos na época em que minha família passou por dificuldades econômicas. Decidi, então, fazer não apenas uma, mas duas faculdades e, passei em outra faculdade, essa estadual (Unesp). Cursava as duas ao mesmo tempo. Contudo, eu fazia coisas para provar minha identidade, para provar que podia ser muito boa nos estudos (pois me sentia minimizada pelas dificuldades econômicas que tínhamos passado). Com o passar do tempo, lutava para conseguir ouvir a palavra de Deus com a mesma aceitação que eu tinha antes de entrar na faculdade e, não conseguia. Comecei a frequentar baladas, beber muito mais ... e, lentamente, precisava de cada vez mais coisas para me satisfazer.
Terminada a faculdade, cursei disciplinas de Mestrado na Universidade de Campinas e, depois, entrei em um mestrado na Universidade de São Paulo, contudo, eu já estava com início de depressão. Por dentro, me sentia em cacos. Resumindo, não tive forças para concluir o que eu havia começado.
Voltei para o caminho de Deus, me casei, contudo, a falta de renovação de minha mente com a palavra, me manteve presa por mais vários anos. Me culpava por tudo: por ter me afastado dos caminhos de Deus, por cada erro cometido por mim e contra mim, pelas escolhas erradas, por ter magoado pessoas, por não ter testemunhado a Deus em minha própria vida, perdoar era cada vez mais difícil e, a esperança corria de mim.
Tive início de vitiligo, psoríase (doenças de fundo emocional), infecção em várias partes do corpo,enfim.
Contudo, Deus me curou de tudo isso.
No meio desse turbilhão emocional, onde os sentidos imperavam em mim, uma palavra bem pequena ganhou um sentido fortíssimo para mim: GRAÇA, o favor não merecido de Deus aos homens.
Não importa o quanto eu ande no caminho de Deus, não importa o quão "bom" eu possa ser aos olhos da sociedade, quantos cursos acadêmicos eu possa ter feito, quantas pessoas ajudei, ou deixei de fazê-lo, quanto dinheiro eu tenha acumulado, quanto prestígio com meus muitos amigos eu tenha conquistado, que profissão é a minha, quantos idiomas eu fale, enfim, se eu não compreender o que GRAÇA significa, estou fora de Deus.
Tudo o que citei anteriormente pode ser considerado pela Bíblia como justiça própria se em nosso coração não tivermos a plena consciência de que ninguém, nenhum ser humano merecia e merece nada se não for por Deus, pelo reconhecimento do sacrifício de Deus na cruz. O que isso significa???

Significa que
" ... todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." (Romanos 3: 23 - 24)
Quando eu compreendi, de fato, o que Cristo fez na cruz por mim e cri; quando o próprio Deus me ajudou (quando ninguém e nada mais poderia fazê-lo), quando eu me via sozinha (ainda que cercada de pessoas e de uma 'boa' condição de vida, onde eu, graças a Deus, não passava por necessidades financeiras), ahhhh, TUDO mudou.
Quando a consciência do que a Bíblia nos fala chega, tudo muda e, comigo não foi diferente.
"Eu sei o que você fez no verão passado", ou, "eu sei o que você fez no seu passado", acabou pra mim, sabe porquê?
Com Cristo não temos passado. Temos presente e futuro.

"Se alguém está em Cristo é nova criatura (ou criação) as coisas velhas ficaram para trás e tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17)
O "se" deste versículo indica uma condição. Ou seja, os cristãos tem de estar (sempre) em Cristo para nunca terem passado. Para nunca serem acusados pela voz do filme de terror. Você me entende?
"Estar sempre" é igual a "permanecer": todo dia, dia-a-dia, a cada manhã, a cada momento, mês e ano, SEMPRE! Sempre obedecendo aos mandamentos do Pai.
"Eu sei o que você fez no passado" é a voz do terror que o diabo faz em sua mente e o aprisiona à culpa. Se você assume a culpa, confessa, pede perdão a Deus e abandona os maus caminhos; vem a graça e te dá uma carta branca sempre que necessário.(Não peque, mas se pecar, Jesus te justifica).
A Palavra diz:
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9), ... "não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.  Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.  (1 João 2: 1-2)

Permanecer em Cristo é andar em amor e quem ama a Deus, guarda seus mandamentos. Eu sabia e, quem estava bem próximo a mim, acompanhou de perto cada agonia minha pois faltou muito pouco para que esse versículo se cumprisse em mim:

"Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." (João 15: 6)
Eu sabia, faltou muito pouco para eu ser queimada mas Deus me fez renascer e, vidas de outros irmãos me salvaram do fogo.
Deus é longânimo, Deus é longânimo e bom o tempo todo. Contudo precisamos fazer nossas escolhas e escolhermos a vida para que, de fato, possamos viver aqui e na eternidade, ao lado dEle.
Sem culpa, sem dores, sem pesar, sem acusações, livre.   L I V R E
Na verdade, somos nós quem sabemos o que Cristo fez por nós e por nosso passado e,
ponto final !!!


Deus é bom o tempo todo,
e nos ama com um amor indescritível,
receba mais desse amor onde você está agora mesmo.

um grande abraço, Thaís.

Um comentário:

  1. Já não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo. Viva!!!!
    Vamos crescer em conhecer quem somos em Cristo.
    Te amo!!!

    ResponderExcluir